litport 4: proposta de avaliação

julho 10, 2010 às 0:40 | Publicado em Uncategorized | 2 Comentários
Tags: , , , ,

site guerra colonial

Em nosso curso de Literatura Portuguesa IV deste semestre, centrado no estudo do romance Jornada de África, interessou-nos desenvolver conhecimentos acerca de três temas básicos:

1) conceito de colonialismo moderno

2) formas literárias de representação da memória colonial

3) caracterização do discurso lusotropicalista

Para concluir o curso, realizaremos no dia 19/07, a partir das 19h, uma avaliação escrita que será composta a partir de questões formuladas de acordo com os modelos que seguem abaixo:

O que é colonialismo? Apresente uma questão relevante no campo político ou sóciocultural brasileiro da atualidade que possa ser relacionada aos valores e instituições herdados do período colonial.

• Apresente os principais procedimentos estéticos e eixos temáticos que organizam o romance Jornada de África. Estabeleça relações entre pelo menos um dos elementos destacados e algumas passagens da obra.

• “Não se trata portanto somente de responder a um discurso unívoco, mas de construir, com as vozes de um discurso literário nacional de autoridade ética, moral e estética e de vários discursos e opiniões políticas, caracterizadas pelo apelo ao diálogo e à paz, um discurso alternativo que denuncia o vazio do centro e se reimagina como novo centro” [341]. Comente as questões colocadas neste fragmento de M. Ribeiro levando em conta o(s) texto(s) transcrito(s) abaixo: (textos a selecionar)

• Analise as passagens transcritas abaixo de JA colocando em evidência os procedimentos estéticos e os eixos temáticos nelas desenvolvidos: (textos a selecionar)

Segunda-feira, dia 12/07, a partir das 21h teremos uma aula-extra na sala 001 para aprofundarmos o debate sobre essas questões e sobre o enredo do romance. Para as dúvidas persistentes quanto ao problemático contexto histórico das guerras coloniais afro-portuguesas, particularmente a guerra independentista angolana, recomendamos expressamente uma visita ao site indicado na figura acima – basta clicar!  

Anúncios

2 Comentários »

RSS feed for comments on this post.

  1. Olá Jesiel!! Professor ao reler os textos, principalmente da Margarida Calafatti ainda persistiram algumas dúvidas no tocante ao conceito de colonialismo moderno e tentando fazer uma comparação com JA acabei sentindo dificuladades. Ficarei agradecida se puder me ajudar,já as dúvidas sobre o lusotropicalismo são bem menores,pois acho que consegui identificá-las melhor na obra.Desde já, muito obrigada!
    Abraços
    Ana Maria

    • Ana, obrigado pelo interesse demonstrado durante o semestre em participar deste blogue. Com relação a dúvidas sobre o conceito de colonialismo, recomendo à Ana e a tod@s mais a leitura do texto CRÍTICA PÓS-COLONIAL EM QUESTÃO, de Heloisa Toller Gomes, disponível em , texto que pode contribuir para esclarecer e detalhar o conceito em causa.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: