Gil Vicente e a crise do mundo medieval: um teatro desconcertante

outubro 23, 2010 às 1:23 | Publicado em Uncategorized | Deixe um comentário
Tags: , , ,

tragicomico

Os links abaixo dão acesso a nossa bibliografia básica para discutirmos a relação entre os fatores constitutivos da modernidade e a temática literária do “desconcerto do mundo”, enfocando primeiramente um famoso texto do teatro vicentino no qual a ficcionalização mítica da origem de Portugal articula-se a um debate sobre a degradação nos valores éticos medievais suscitada pelo capitalismo emergente e pelo impulso colonizador.

VICENTE, Gil. Auto da Lusitânia (cena entre Todo Mundo e Ninguém).

EYLER, Flávia Schlee. Gil Vicente e o mundo em desconcerto. In: Semear. n.8. Rio de Janeiro: Instituto Camões; PUC-Rio; Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.

TEYSSIER, Paul. Gil Vicente: o autor e a obra. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1982.

TEYSSIER, Paul. Interpretação do Auto da Lusitânia. In: Temas vicentinos: actas/Colóquio em torno da obra de Gil Vicente; Teatro da Cornucópia. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1992.

par-diabo

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: