Info

Blogue de apoio pedagógico para as disciplinas de Literatura Portuguesa que ministro na Universidade Federal de Sergipe, Campus de Itabaiana.

No atual semestre letivo, 2010.II, serão ministradas as disciplinas Literatura Portuguesa 1 & Literatura Portuguesa 3. A primeira trabalha com obras & temáticas relacionadas ao imaginário fundador português, especialmente os textos que abordam a Expansão Marítima & a construção do império colonial. Na segunda disciplina, dedicamo-nos a estudar conceitos & efeitos da modernidade em Portugal, tomando como objeto principal de discussão a obra de Fernando Pessoa & seus heterônimos. Os planos dessas disciplinas estão à disposição aqui LITPORT1 e aqui LITPORT3.

As postagens do blogue LUSOLEITURAS pretendem, primariamente, diversificar fontes & estimular a reflexão acerca das temáticas dos cursos. Por sua vez, considerando que estes cursos se dirigem para a formação de licenciados, e a premente necessidade de reinventar nossas concepções & práticas sobre a educação brasileira nesse momento de crise aguda do sistema, incluem-se nas pautas do blogue materiais diversos que discutam este tema contextual, bem como suas variadas repercussões. Também as atividades acadêmicas do Departamento de Letras & da UFS, a indicação de links, dicas & ferramentas úteis para @s profissionais das Letras, &  um noticiário generalista dos mundos da cultura & da literatura se agregarão assiduamente ao fluxo das blogagens.

Este é um blogue lusófono — aberto, portanto, à imensa variedade de linguagens derivadas da expansão imperial & diaspórica da língua portuguesa, & à imensa diversidade de culturas que conquistaram esta língua como "troféu de guerra", nas palavras do escritor angolano José Luandino Vieira. O foco nos cenários portugueses solicitado pelas ementas das disciplinas é aqui compreendido como ponto de apoio para leituras sempre plurais & dialógicas. Tanto quanto a língua, o que nos torna lusófonos são muitas memórias & sentidos forjados no desenrolar de uma longa & tortuosa história colonial que afetou profundamente, & continua a afetar, os muitos & diferentes falantes da "língua do ão", como dizia o modernista brasileiro Mário de Andrade. Relembrar conjuntamente, comparar de perto as experiências que aproximaram & separaram os povos lusófonos, talvez seja o mais útil dos acordos culturais que nos possa manter realmente unidos, bem como nos habilitar para entender & resolver os graves problemas sociais legados pelas forças contraditórias que nos constituíram.

Toda leitura também é uma fala silenciosa, uma fala que "digere" a voz do outro cristalizada na escrita. Nessa digestão, tão importante quanto engolir a massa dos vocábulos é degustar o sabor dos significados, sensação indispensável para realizar-se o trabalho da interpretação. Para aguçar nosso paladar, nada melhor do que o intercâmbio dos discursos e valores, prática que pode ser consumada neste blog nos Comentários às postagens, esperando-se ampla participação de estudantes & visitantes nesse estratégico reforço de nossas LUSOLEITURAS.

 

============================================================================

Em 2010.I foram ministradas as disciplinas Literatura Portuguesa 2 & Literatura Portuguesa 4. Na primeira focalizou-se a produção literária portuguesa correspondente aos períodos do Barroco e do Romantismo-Realismo, buscando-se caracterizar e discutir recursos estéticos investidos na expressão das crises de valores geradas pelo advento da Modernidade. Na segunda, desenvolveu-se um estudo sobre o romance Jornada de África, de Manuel Alegre, obra trabalhada de acordo com parâmetros da crítica pós-colonial. Os planos dessas disciplinas estão à disposição aqui litport2 e aqui litport4.  

==============================================================================

Em 2009.II,  foram ministradas as disciplinas Literatura Portuguesa 1 & Literatura Portuguesa 3. A primeira trabalha com obras & temáticas relacionadas ao imaginário fundador português, especialmente os textos que abordam a Expansão Marítima & a construção do império colonial. Na segunda disciplina, dedicamo-nos a estudar conceitos & efeitos da modernidade em Portugal, tomando como objeto principal de discussão a obra de Fernando Pessoa & seus heterônimos.

Anúncios

2 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Parabéns professor, pelo esforço em tornar o curso de Letras, e em especial a disciplina Literatura Portuguesa mais atraente e dinâmica, através desde espaço e das postagens aqui publicadas.Certamente há grande conhecimento a se adquirir com os muitos textos postados, o que é sem dúvida de suma importância para nossa vida acadêmica e além.

  2. Olá meu nome é Mito Elias, sou artista plástico oriundo de Cabo Verde, residindo em Lisboa desde 89. Tenho itinerado um projecto chamado Private Z(oo)M – Tempo de Bichos, dedicado às 70 vidas que o poeta Arménio Vieira completou este ano. Este projecto tem uma toada híbrida, abarca a poesia, o vídeo, fotografia e paisagens sonoras. Está decorrendo no Museu Afro Brasil em S.Paulo até 29 deste mês uma parte da exposição. Irá decorrer no encontro lusófono de Odivelas, na Malaposta o lado mais performático deste projecto. Junto os links para uma idéia mais global :
    Museu Afro Brsil – http://www.youtube.com/watch?v=1XxZzIrszeA&feature=related
    Banner para Malaposta – http://www.youtube.com/watch?v=Yd8CyOUPKKs

    Atenciosamente

    Mito Elias


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: